Origem da Festa de Halloween

A Festa da Halloween é uma das comemorações mais famosas do planeta, sendo comemorada em diversas partes do globo, inclusive no Brasil, onde recebe o nome de Dia das Bruxas. O costume, originário da Irlanda e Grã-Bretanha, foi levado pelos imigrantes irlandeses aos Estados Unidos e de lá se espalhou pelo mundo, principalmente nas últimas décadas.

Nos EUA, é principalmente uma festa infantil, onde as crianças se fantasiam e saem pela vizinhança com suas cestas e sacolas pedindo doces e guloseimas. No Brasil, é comemorado como um carnaval fora de época, especialmente por jovens e adolescentes, com festas à caráter feitas por escolas e cursos de inglês.

Fazer uma decoração de festa de Halloween é muito simples: basta inspirar-se no clima divertido da festa, que reúne elementos das histórias de terror, como bruxas e monstros, e da antiga agricultura dos imigrantes irlandeses, com abóboras e espantalhos. As cores típicas da festa de Halloween são o preto, o roxo e o laranja, originárias das indumentárias dos sacerdotes celtas da Irlanda antiga, os druidas, e ligadas à magia.

A fantasia de Halloween é outro item que costuma deixar em dúvida quem vai a uma festa com o tema. Embora seja visto, de certo modo, como um carnaval fora de época, o Halloween pede fantasias menos coloridas e mais ligadas à ideia de terror, pois a origem da Festa remete aos cultos celtas do início do inverno (chamados de Samhain), onde se acreditava que os espíritos maus vagavam entre os vivos.

Na Idade Média, o Halloween foi cristianizado e entrou no calendário da Igreja Católica como véspera do Dia de todas as Almas (All Hallow’s Eve em inglês). Como este era um culto pagão, os costumes druidas ficaram associados à ideia de bruxaria, de onde se originou a imagem da Bruxa, ícone dessa festa!

Tags: Categoria(s):


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress. Design: Supermodne.