Como Se Escreve Réveillon

Dúvida comum na hora de se escrever no convite para Festa de ano novo, ou no cartão de Boas Festas. Como já dizia a música “Oito Anos” de Paula Toller, regravada lindamente pela Adriana Partimpim, “Como é que se escreve Réveillon?”.

Então, anote aí a resposta para você não fazer feio:

- De origem francesa, a palavra “Réveillon” (com acento agudo no E e dois éles) é lida como “reveion”. Isso porque em francês o E com acento agudo tem som de ê. E a letra L dupla se lê com som de i.

- Em português, como o acento agudo é diferente na hora da leitura, tornou-se comum se escrever “Reveillon”, sem acento, o que também é correto.

- A palavra vem do verbo “réveiller” (reveiê), que significa “despertar” ou “ficar acordado”.

Como a festa tem origem francesa, o Réveillon geralmente é comemorado de forma elegante, tanto nos trajes como na decoração de festa.

No Brasil, vestir roupa branca é uma tradição. Já o buffet da noite (“bifê”, palavra que também vem do francês) deve ser requintado, com comidas leves e saborosas, como carne magra e frutas.

O costume de se tomar champagne (champanhe) também vem da França e é indispensável numa Festa de Réveillon. Não se esqueça de reservar taças para todos, que podem ser em acrílico.

48bbc7d0-0d71-499f-8fb6-018005d2211b

Tags: Categoria(s):


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress. Design: Supermodne.